Imprensa Notícias

Empresários apresentam propostas para desenvolvimento do varejo em Recife

_DSC7037As principais demandas de políticas públicas para desenvolvimento do varejo em Pernambuco foram temas do segundo evento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que aconteceu na próxima segunda-feira (29) em Recife.

O primeiro encontro com empresários do segmento varejista, realizado em abril, resultou em 27 propostas para melhoria do ambiente de negócios, que vão desde a infraestrutura das cidades até a simplificação tributária.

As demandas foram presentadas para políticos locais na forma de projetos de lei, decretos, portarias e demais instrumentos normativos que sejam aplicáveis às demandas apresentadas e discutidas.

O PNDV é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor. “Aqui pudemos compartilhar ideias e soluções aplicadas em diversas cidades para desenvolvimento do varejo”, destacou o superintendente da CNDL, Éverton Corrêa.

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do SEBRAE. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.