Justificativa

Justificativa

O setor do varejo possui valiosa participação na formação do PIB brasileiro e contribui de forma expressiva na geração de emprego e renda no país. É nítida a importância de se promover projetos e programas com foco no fortalecimento do setor varejista, que é formado em sua imensa maioria por micro e pequenas empresas.

 Para melhorar o ambiente de negócios do varejo é fundamental que haja envolvimento do poder público e que as demandas do setor estejam estruturadas na agenda governamental em nível municipal, estadual e federal. Neste sentido, percebe-se a enorme relevância do planejamento e implementação de Políticas Públicas, que precisam ser elaboradas a partir do alinhamento dos atores políticos com líderes empresariais para terem aderência às necessidades do setor.

 A CNDL é a principal entidade nacional que representa a classe empresarial lojista brasileira, congregando não somente empresas comerciais, mas ainda prestadoras de serviços e os organismos voltados a apoiar o varejo. A força representativa do Sistema CNDL conta com 27 Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) atuantes nos estados, aproximadamente 2.000 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) presentes nos municípios brasileiros e aproximadamente 450.000 empresas associadas, além da CDL Jovem e do SPC Brasil, que é o sistema de informações e serviços das CDLs e o mais completo banco de dados creditícios da América Latina.

 O SEBRAE possui mais de 40 anos de experiência promovendo competitividade e crescimento de empreendimentos de micro e pequeno porte, disponibilizando soluções, oferecendo suporte, capacitando e estimulando o desenvolvimento de pequenos negócios de todos os setores da economia.

 Criar uma sinergia de ações e entendimentos entre entidades com reconhecida relevância e competência, representa uma excelente oportunidade para o planejamento e execução de ações efetivas para oferecer condições para o desenvolvimento de vantagens competitivas ao setor varejista brasileiro, em especial as micro e pequenas empresas. As ações propostas estão focadas essencialmente nas Políticas Públicas que podem favorecer o varejo e no fortalecimento e organização das suas lideranças.