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Em busca de políticas públicas para fortalecer o varejo nacional

Com foco no crescimento do país por meio de políticas públicas para o setor de comércio e serviços, o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV) realizou uma maratona de eventos em agosto e setembro. O projeto, que é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), chegou à marca de 15 seminários em 12 estados diferentes, só nos dois últimos meses. As ações foram para elaboração de políticas públicas, disseminação das propostas, propagação de ferramentas tecnológicas para o varejo e qualificação de dirigentes do Sistema CNDL.

Dos sete eventos para discussão e encaminhamento de propostas, três aconteceram em Assembleias Legislativas. Nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Maranhão, políticos locais conheceram as principais necessidades do varejo e ouviram sugestões de como melhorar o ambiente de negócios para as empresas de seus municípios. A aproximação com os agentes locais é um trunfo do programa para sensibilizar os protagonistas e formular políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios.

Em outra frente, durante reunião da diretoria da CNDL, no dia 17 de agosto, outro seminário do programa recebeu contribuições de líderes de todo o Sistema CNDL. “Um setor que tem um papel fundamental não só para o crescimento da economia, mas para o desenvolvimento social, merece ter participação ativa nas decisões políticas do país. Por isso, estamos trabalhando para garantir uma estrutura favorável para os empresários que contribuem tão fortemente para a economia”, ressaltou o superintendente da CNDL, Éverton Correia, que, assim como o presidente, Honório Pinheiro, participou de diversos encontros do PNDV.

Os eventos também foram palco para a apresentação de dois importantes projetos da CNDL: o Manual Básico de Gestão para Entidades do Sistema CNDL e o estudo de políticas públicas de incentivo à inovação para o varejo.

Sobre o PNDV

Definido como um conjunto de ações e atividades com foco em políticas públicas com potencial de desenvolvimento de vantagens competitivas a micro e pequenos negócios do setor varejista, fundamenta-se em três pilares estratégicos: (i) organização, comunicação e monitoramento do programa; (ii) melhoria do ambiente de negócios do varejo; (iii) fortalecimento e organização das lideranças do varejo.