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Lideranças políticas de Goiás recebem demandas do varejo

Hoje (21), Goiânia recebeu pela segunda vez o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV). No evento realizado na Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL-Goiânia) foram apresentadas as principais demandas para melhoria do ambiente de negócios no varejo para lideranças políticas do estado.

O presidente da FCDL Goiás, Melchior Luiz Duarte de Abreu Filho, valorizou a inciativa da CNDL em incentivar as CDLs a discutirem os problemas locais e pensar estratégias para atuar junto ao poder público. “Hoje, temos dificuldade de tratar essas questões de forma conjunta. Por isso, a ideia é fomentar a união das entidades e consolidar as propostas de forma organizada”, avaliou.

Já para o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, o Programa é um processo de motivação e mobilização das entidades em prol da resolução dos problemas que mais prejudicam o comércio local. “Com esse debate de ideias e a apresentação de possíveis soluções, podemos conquistar junto ao Poder Público melhorias para nosso setor. A união de forças é importante para atingirmos um melhor ambiente de negócios”, destacou Pereira.

O PNDV é uma parceria da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Lançado em outubro do ano passado, o convênio foi desenvolvido com o objetivo de melhor o ambiente de negócios e acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

O PNDV prevê quatro tipos de eventos para: elaboração de propostas de políticas públicas para o desenvolvimento do varejo; disseminação de propostas para o desenvolvimento do varejo e articulação junto aos atores políticos locais; propagação de ferramentas tecnológicas inovadoras e articulação do tema junto ao poder público local e qualificação de lideranças empresariais e dirigentes do Sistema CNDL para melhoria do ambiente de negócios do varejo e estruturação das demandas do setor na agenda governamental.

Ao final do projeto terão sido investidos R$ 3,5 milhões, valor destinado, principalmente, à organização de eventos com líderes e dirigentes lojistas e à criação de políticas públicas para o setor. A CNDL é responsável por 30% do valor do convênio e os outros 70% ficam a cargo do SEBRAE. A aplicação dos recursos é de responsabilidade da Confederação, de acordo com as necessidades de cada estado que será beneficiado com a parceria das duas instituições.