Imprensa Notícias

Demandas do setor varejista são discutidas Brasil afora

Demandas do setor varejista são discutidas Brasil afora

Empresários participam de mais um seminário do PNDV

Mais estados receberão encontros de formação e troca de experiências até outubro

O que precisa melhorar no ambiente de negócios das cidades? Segurança pública, mobilidade urbana e simplificação tributária são algumas das principais demandas apresentadas por empresários de todo o país quando questionados sobre as necessidades do varejo nas cidades. Essas reivindicações são algumas das apresentadas durante os seminários do Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), que já realizou 23 eventos no Brasil. Os objetivos do programa são realizar uma articulação entre os interesses nacionais e melhorar a incidência do setor nas políticas públicas em âmbito federal e estadual.

Em junho, o projeto passou pela primeira vez pelos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O empresário do ramo de material de construção em Itacoatiara, região metropolitana de Manaus, Heraldo Mendonça, elogiou a iniciativa. “Essa é uma oportunidade única para nosso estado, visto que muitas vezes nossas necessidades não chegam ao conhecimento do poder público. Muitas vezes, nós, empresários, precisamos investir em ações que deveriam vir do estado”, comentou.

“Além de falar sobre o que precisamos para melhorar o comércio na nossa região, tivemos a oportunidade de compartilhar ideias e soluções implementadas em várias cidades do nosso estado e sobre as quais não tínhamos conhecimento”, disse Maria da Conceição Ribeiro, proprietária de uma loja de roupas femininas no Rio Grande do Norte.

Até o fim deste ano, o PNDV vai ouvir empresários e líderes do Sistema CNDL de 17 estados, para reunir propostas de ações que podem ser articuladas nacionalmente e estruturadas na agenda governamental. “Vamos apresentar os pleitos para as autoridades responsáveis e acreditamos que teremos resultados importantes, como a modernização das legislações e estrutura para o nosso setor, que é responsável por gerar grande parte dos empregos do nosso país”, informou o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.

 

“Muitas vezes, nós, empresários, precisamos investir em ações que deveriam vir do estado”, Heraldo Mendonça, participante do PNDV em Manaus

 

Sobre o programa – O PNDV é uma parceria da CNDL com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e foi desenvolvido com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de vantagens competitivas no setor varejista, por meio da identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

acompanhe_o_PNDV